quinta-feira, 23 de junho de 2011

Insondável amor de Deus



Estive pensando sobre o relacionamento de Deus conosco e veio à minha mente a seguinte questão: “_O que leva uma pessoa a ser reconhecida e honrada por Deus como alguém segundo o seu coração?” Então fui rever, na bíblia, alguns episódios da vida do rei Davi.
Por que o rei Davi? Porque quando Deus fala com Samuel acerca das transgressões do rei Saul (I Samuel 15:11) e envia-o para repreendê-lo, este diz a Saul: “_Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração... este homem a quem o profeta se refere é Davi  (I Samuel 13:13,14) encontramos também uma menção do Apóstolo Paulo (Atos 13:22) acerca deste episódio: “E tendo deposto a Saul, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”
Voltamos à questão: “_O que leva uma pessoa a ser reconhecida e honrada por Deus como alguém segundo o seu coração?”
Será que Davi era tão perfeito que nunca cometeu nenhuma falha, nenhum pecado, nada que desagradasse a Deus? Seria ele um super-homem? Não amados, ele não era perfeito! Temos um relato em II Samuel 11, que nos mostra um Davi adúltero, homicida, mentiroso...
Vejamos, então, o que este homem tinha que fez com que Deus o honrasse de uma forma tão especial? O capítulo 16 de I Samuel nos responde esta questão, quando o profeta é enviado para ir à casa de Jessé e ungir um de seus filhos para ser rei em lugar de Saul, Samuel olha para Eliabe e acredita ser ele o homem a quem Deus havia escolhido, porém Deus diz: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” Então, Davi é chamado e Deus disse: “_Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo... Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.”
Lendo os capítulos posteriores ao de II Samuel 11, vemos claramente que todas estas ações de Davi foram premeditadas, também vemos que ele sofreu sérias consequências pelos seus atos e que o sofrimento pelo qual passou, em relação ao prazer momentâneo e inconsequente, foi muito grande.
Ao ser repreendido pelo profeta Natã, ele diz: “_Pequei contra o Senhor.” E o que vem a seguir lemos no Salmo 51, quando ele confessa o seu pecado e suplica o perdão de Deus.
# Compadece-te de mim, ó Deus...
# Purifica-me do meu pecado...
# Contra ti, contra ti somente, pequei...
# Purifica-me e ficarei limpo...
# Faze-me ouvir júbilo e alegria...
# A minha língua cantará alegremente a tua justiça...
# Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
# Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.
# O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Analisando com atenção, percebemos que Davi tinha um coração profundamente quebrantado e adorador e isto amados, ninguém a não ser Deus, consegue ver, pois somente Ele tem poder para sondar corações e faz isto porque seu amor por nós é grande e insondável.
“Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.” (Salmo 139:1 a 4)

Lenilsen Nascimento
        

7 comentários:

  1. ...Lindo... @pastorluisergio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns maninha pela postagem tão esclarecedora! Recordei-me de quando Samuel foi ungir um dos filhos de Jessé para ser o rei de Israel, quando Samuel viu Eliabe, ficou impressionados com a sua beleza e vigor físico, então o espírito Santo o advertiu: "Não atentes para a aparência, Deus não vê como vê o homem, o homem vê o exterior, DEus vê o coração."

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Bom mesmo!!!
    Com certeza Deus esta trabalhando na sua vida.
    Siga em frente. Nos abençoando.
    Te admiro!!!!
    Carlos Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Ao nosso Deus que nos conhece tão bem, e mesmo assim nos ama tanto... Toda honra, glória, louvor e adoração.

    ResponderExcluir
  5. Louvado Seja Deus!!!
    Lindo post! Só poderemos alcançar o coração de Deus quando verdadeiramente tivermos um coração quebrantado, nos humilharmos na presença do Senhor, agindo dessa forma tocamos o coração de Deus e seremos honrados.

    Graça e Paz, que Deus abençoe a sua vida cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir
  6. Deus nos conhece e sabe das intenções do nosso coração, se elas são puras ou impuras.
    Ele nos criou, sabe das nossas limitações e quando precisamos está sempre pronto para nos ajudar.
    Deus é muito bom!
    "Bom é o Senhor para os que esperam nele."

    ResponderExcluir
  7. Seu blog foi um dos selecionados pelo responsavel deste blog a receber esta homenagem...

    Este blog é fruto de sua dedicação!!!!

    Parabéns
    http://servoraimundosousa.blogspot.com/2011/12/insondavel-amor-de-deus.html

    Este blog é uma benção!!!!

    ResponderExcluir