sábado, 27 de agosto de 2011

A fé chega... Quando as nossas forças se vão.


Há tempos tenho sentido desejo de falar sobre fé. Mas... Tudo tem um tempo determinado e um propósito. Eu creio. Antes da última postagem esta palavra já me inquietava... Hoje estou aqui. Várias coisas na mente, três páginas de esboço e um coração cheio de temor e gratidão a Deus por esta oportunidade.
A mensagem de hoje está baseada no *evangelho de João. Esta passagem nos coloca a par de um milagre que Jesus realizou na família de Marta e na vida de várias pessoas que se faziam presente naquele lugar no momento da ressurreição de Lázaro. Interessante nesta passagem é que João nos afirma que Jesus amava essa família, eles eram seus amigos! Ele recebe a notícia de que Lázaro adoecera, mesmo assim continua onde estava por mais dois dias, e quando Jesus chega... Já havia se passado quatro dias do sepultamento.
Marta pensou... ACABOU.
Então Jesus mostra àquela família tão amada e a todos os que ali estavam, que n’Ele está a ressurreição e a vida e aquele que crê NUNCA morrerá. Mas Marta, atribulada com toda aquela demora do Mestre, fica confusa quando Ele ordena que tirem a pedra, então diz: _ Senhor, já cheira mal! E Jesus diz a ela: _ Não te hei dito que, se creres verás a glória de Deus?
Jesus deixa claro neste episódio que algumas coisas acontecem em nossas vidas com a sua permissão, e isso porque quer nos ensinar algo muito mais profundo. Neste relato O vemos ensinando seus discípulos sobre ressurreição e vida eterna, trabalhando na vida de Marta com relação a sua ansiedade extrema, chorando com Maria deixando-a ver que Ele se importa com seus problemas, ensinando que aquilo que nos é possível Ele não faz por nós (ordena que tirem a pedra e as ataduras) e também que, por mais que o tempo passe, por mais que cheire mal, por mais que as pessoas falem, por mais que satanás diga que não... Quando reconhecemos que fizemos o que nos era possível, tiramos as pedras e as ataduras, colocamos a nossa fé em ação e descansamos em seu amor... Ele vem e faz o milagre. Aleluia!
Amados(as), a fé só se torna uma certeza em nossa vida quando estamos preparados para perceber nossas limitações, para entender que a hora de Deus agir chegou e que Ele quer que confiemos em sua bondade, em seu amor por nós... Porque Ele é a nossa provisão, tudo o que temos e somos vem do Senhor.
Sabe, quando não temos mais o cuidado de estar vigiando nossas ações, perdemos a nossa intimidade com Deus. Precisamos ter o cuidado de não roubar a nós mesmos naquilo que Deus tem preparado para nossa vida. Deus tem o melhor para nossa vida, mas muitas vezes não recebemos porque sabotamos a nós mesmos. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41) “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 04:07)
Jesus sabe do que precisamos e intercede ao Pai por nós, faz isso porque esteve aqui e sofreu as pressões deste mundo. “Pai, não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:15-17)
Penso que a palavra de Deus precisa nos provocar, mexer conosco e trazer mudança para nossa vida. Quando lemos esta palavra e ela não tem efeito em nós algo está errado. Jesus disse: “_ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele corta e lança fora; e todo que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:01 a 05)
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 04:12)
Entendo que, quando o nosso ego alimenta constantemente a nossa alma, e o nosso espírito não é alimentado pela palavra de Deus e pela presença do Espírito Santo, corremos um sério risco e a queda espiritual é certa. É preciso que coloquemos a nossa alma em constante submissão a vontade do Espírito Santo, porque só assim vamos estar em sintonia com Deus e viver tudo o que tem preparado para nós.
A maioria das nossas dificuldades gira em torno da nossa desobediência e falta de fé, há uma passagem interessante em Deuteronômio 28 que começa assim: “_ SE ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão... SE ouvires a voz do Senhor teu Deus...”.
Só conseguiremos viver tudo isso se formos obedientes e tivermos .
Queridos(as), não sabemos do nosso futuro, então não vamos nos preocupar com algo que só Deus sabe. Ele nos ensina a não andar ansiosos, nos inquietando quanto ao dia de amanhã, pois basta a cada dia o seu mal. O Senhor nos pede que confiemos n’Ele, pois sabe de tudo o que precisamos. Não vamos esperar chegar ao limite das nossas forças, quando fica difícil até para raciocinar e acabamos atropelando tudo.  Agindo como Moisés, quando Deus mandou que reunisse o povo, pegasse a vara e falasse à rocha e ela daria água, mas Moisés, que já estava descontrolado com toda rebeldia do povo, pega a vara e fere a rocha duas vezes. (Números 20)
O Senhor, o nosso Deus nos toma pela mão e nos diz: _Não temas que eu te ajudo. Não temas.
            
Amigo(a), caso esteja passando por alguma dificuldade, experimente falar com o Senhor e colocar TUDO em suas mãos. Deus sempre recupera o irrecuperável aos nossos olhos. NÃO ACABOU.
Vamos colocar a nossa fé em ação, viver o que Deus preparou para nós HOJE e crer na sua providência para amanhã.
Amados, com Deus o nosso presente e futuro sempre estará em segurança.

E não esqueçamos que:
“Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lamentações 03:26)

Lenilsen Nascimento
                             
*Evangelho de João 11: 01 a 45


13 comentários:

  1. Uma lição pra se guardar no coração, pra que não esqueçamos nunca da nossa fé em Deus e na obediência em seus mandamentos.Obrigado pela dica e que Deus o ilumine sempre a sua vida e de seus familiares.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe Lenilsen Nascimento.
    Que haja fé em nós todos os dias.

    Paz querida fique com Deus!

    Xavier Campos

    ResponderExcluir
  3. Maninha Lenilsen, mesmo diante das adversidades, tem se deixado ser usada por Deus para ser canal de Graça ás nossas vidas! Você é um exemplo a ser seguido maninha! E você, mais do que ninguém, está habilitada a falar de fé, porque você não fala apenas com as palavras, mas fala com a sua história, sua vida e suas atitudes!
    Te amo em Cristo, tens sido uma abençoadora da minha vida e ministério!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah Lenilsen é bom ver/sentir que tem gente se deixando ser usada por Deus de maneira tão lívida e inteligente. P.S.: Foi muito edificante para mim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Laio, que bom saber que Deus falou ao seu coração meu querido! Sou grata a Ele por isso. Ao nosso Deus toda honra glória e louvor.
    Jesus e eu amamos vc meu lindo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Lenilsen
    Que DEUS continue te inspirando e falando através de seus escritos, quer no blog ou no Twitter!
    Deixe DEUS te usar, fale o que ELE te mandar, gostamos muito da sua pena gentil!
    Paz e Bem!
    Helielcio

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga,

    Que lindo texto vc publicou! Muito boa sua reflexão sobre a fé e o operar de Deus.

    Que Ele continue te abençoando e te capacitando sempre.

    Fica com Ele

    Paz!

    ResponderExcluir
  8. Querida e linda irmã,que bom ler o que Deus tem colocado em seu coração,tocou-me muito pois tenho vivido algo maravilhoso em minha vida, e só Deus sabe o que isso tem representado para mim,pois em muitos momentos eu achava que tudo estava perdido,mas Deus me abraçava e minha fé vinha forte novamente e eu cria que tudo ia melhorar,e sempre assim acontecia e tem acontecido,e hoje exatamente hoje tenho visto a mão do nosso querido Pai fazer tantas coisas que aos meus olhos seriam impossíveis,mais uma coisa eu sempre fiz,mesmo em grandes tempestades eu sempre procurei ter um coração grato ao Pai! Querida,creio muito nas bençãos do Senhor pra sua vida,estou muito feliz pois vc tem se mostrado uma mulher de fé! Te amo linda,que Deus possa sondar a cada dia seu coração e que vc venha a VIVER as ricas promessas do PAI,grande beijo sua mana,LACY!!

    ResponderExcluir
  9. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
    Beijos
    Edenícia

    ResponderExcluir
  10. Oi amada, obrigada pelo recadinho e pela visita no blog.. Que Deus abençoe a sua vida!!!

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor querida, passando pra te dizer que tem um selinho pra vc no meu blog.
    Basta entrar na página selos.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida, me sinto muito a vontade quando visito seu espaço, é aconchegante e muito espiritual.
    Seu texto é brilhante!
    Ficaria feliz se divulgasse o meu blog, estarei divulgando o seu, com todo carinho que vc merece!

    Ósculo Santo!

    ***Lucy Araújo***

    ResponderExcluir
  13. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1)
    "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hebreus 10:23)
    A nossa confiança precisa estar sempre posta no Senhor, porque só Ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades.
    Glória a Deus!
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir