segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cumprindo os propósitos de Deus




Hoje vamos falar de duas pessoas comuns, como nós, porém muito especiais para Deus. Eles disseram sim ao Senhor para que os planos maiores de Deus fossem cumpridos em suas vidas.
José e Maria viram seus planos e sonhos de recém-casados serem mudados pelo Senhor, tudo isso para que se cumprissem os planos de Deus e viesse ao mundo (Jesus Cristo) àquele que desde o início fora prometido para esmagar a cabeça da serpente (satanás) e nos reconciliar com Deus.

Questiono-me se temos esta mesma predisposição, se realmente estamos preparados para mudar todos os planos que traçamos para nossa vida, ouvir a voz de Deus e obedecer-lhe sem restrições, como fizeram José e Maria. Imaginem este casal, nos primeiros momentos, vendo seus sonhos “indo por água abaixo” com esta notícia!
Um verdadeiro caos, não!?

Podemos observar no relato bíblico que, apesar dos seus temores, José ouviu a voz de Deus e se dispôs a obedecer. Ele não havia tido nenhum tipo de intimidade com Maria, não teria o privilégio do primeiro filho e ainda corria o risco de se envolver em um grande mal entendido com a família da sua noiva, no entanto aguardou com sabedoria o cumprimento dos dias para que Jesus viesse ao mundo, ele assumiu, protegeu e amparou Maria. Colocou-se inteiramente à disposição dos desígnios de Deus.  Com toda humildade, eles obedeceram a Deus, amaram e cuidaram de Jesus.

A palavra de Deus nos diz que: “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.” (Provérbios 15:33)

Muitas vezes queremos ser honrados, mas não queremos obedecer, este casal foi citado nas escrituras e honrado porque foi obediente e dedicado aos propósitos do Senhor. Em Lucas 1:48 Maria diz em seu cântico: “...desde agora todas as gerações me chamarão *bem aventurada.” *Merecedora do amor, do cuidado, da presença constante e da graça de Deus.

Será que hoje, Deus encontraria disposição em mim e em você para entregar a Ele nossa vida, sonhos, planos, tempo... Nossos “momentos especiais”? Será que vivemos: “... abro mão dos meus sonhos, abro mão dos planos, abro mão da minha vida por ti...” Vivemos isto?
Queremos viver isto?

Que possamos passar de ouvintes à praticantes da palavra de Deus.
 “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.” (Apóstolo Paulo)

O nosso progresso de cada dia acontece quando agradamos a Deus e andamos com Ele.

Lenilsen Nascimento


Baseado no evangelho de Mateus 01:18/25
Postado no blog elizeueamigos em 22/02/2011 (com alterações)

Um comentário:

  1. Eu não rezo. Falo com Deus, o criador, à minha maneira, simples, como se fala com um amigo. E quero crer, (preciso mesmo...) que ELE é o meu maior amigo. Deus não é punição, é redenção, fortalecimento e perdão para os que de facto, reconhecem os seus erros, se arrependem.

    ResponderExcluir