domingo, 30 de setembro de 2012

Missões - Qual tem sido o nosso posicionamento?


“... o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam e vós entrastes no seu trabalho.” (João 04:36-38)

Projeto Missionário Ajudando o Próximo

1)  Identificação da entidade
Nome de entidade: Projeto Ajudando o Próximo

Tipo de entidade: Não Governamental
Endereço: Rua da Ex Manauto nº 1
Bairro: Sambizanga Sector nº S/ Luanda-Angola
Telefone: x244 924 209290, x244 923 768872
Email: pastorzecayegi@hotmail.com / pastorzecayegi@gmail.com

2)  Apesar das suas debilidades físicas e visuais, por ser tetraplégico e sofrer de glaucoma, Pastor Zeca é missionário e pastor evangélico, o seu coração não deixa de arder de amor e compaixão pelas pessoas portadoras de necessidades físicas, pelos seus filhos e outras crianças.
Os portadores de necessidades físicas são muitos em Angola, mais de 50 mil, tiveram pouca oportunidade de estudar, são fruto amargo do prolongado tempo de colonização e de guerra desde 1961 a 2002, e são um povo não alcançado, por conta da discriminação social da qual são alvos.
Muitos jovens, na falta de condições sociais, levam uma vida de vícios, alcoolismo, prostituição e violência. Precisam ser recuperados e descobrir nova esperança no amor de Deus. O projeto visa trabalhar com os jovens e preparar os que são cristãos (ou se tornam cristãos) para o ministério integral, para maior eficiência no serviço ao próximo.

3)  Identificação do objetivo: Tendo em conta o acima descrito, o projeto visa trabalhar com grupos, de modo a garantir a aquisição progressiva de mudanças no modo de vida dos beneficiários, a fim de realizar o trabalho de treinamento no evangelismo, o trabalho de renovação da dignidade humana dos portadores de deficiência física, para que saibam, o quanto podem ser úteis na obra de Deus e aos homens.
- Dinâmicas com crianças, reforço escolar, ensino da palavra de Deus, recreação e um lanche.
- Ensinar jovens que precisam ser recuperados dos vícios para descobrirem uma nova esperança através do amor de Deus, o dono da criação.
- Os jovens precisam de um treinamento para o ministério integral, ser capacitados para anunciarem a vontade de Deus no serviço ao próximo.
Atualmente sabe-se da importância das questões no contexto do país e das pessoas que nele convivem, a cada dia percebe-se o seu ciclo de vida de miséria e pobreza da maioria da população. A finalidade do trabalho social com portadores de deficiência física, crianças e jovens é prevenir ocorrências de decadência moral e buscar soluções É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orientam os beneficiários na construção histórica, vivências individuais, coletivas e na família, na comunidade e país.

4)    Objetivos
4.1  Geral
Garantir para os portadores de deficiência física, as crianças e os jovens, através do ensino da palavra, de ações e cuidados que visam o restabelecimento de vínculos pessoais, familiares e comunitários, mediante a oferta de experiências sócio-educativas, socioculturais, educativas formando núcleo de atividades.
   
4.2  Especificas
- Oferecer aos portadores de deficiência física, treinamento na palavra de Deus, capacitação profissional em artesanato, alfabetização, para que entendam a utilidade deles diante de Deus e dos homens;
- Oferecer às crianças o ensino da Palavra de Deus, reforço escolar, recreação, núcleos com atividades sócio-educativas, complementar a ação da família e comunidade;
- Assegurar espaço de referência aos jovens no estudo da palavra, convívio grupal, comunitário e social, desenvolver o relacionamento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
É preocupante a falta do engajamento das pessoas, portadores de deficiência e dos jovens na sociedade civil, enquanto sua participação é fundamental para o bem estar social. Sem esta participação, com certeza a situação social de miséria, pobreza, baixa escolaridade, laços de pertencimento e familiares abalados, estariam ainda piores.

5)    As entidades que estarão envolvidas neste projeto:
A Igreja Evangélica, a Associação Fenador em Angola; e a Associação Missão e Vida no Rio de Janeiro, a missionária Tonica (Antonia Leonora van der Meer), o grupo de evangelismo da região Senador Firmino, da IPV, todos no Brasil.

6. Metas Qualitativas
6.1 Possibilitar a ampliação do universo informacional, espiritual, artístico e cultural dos portadores de deficiência, crianças e jovens, bem como estimular seu desenvolvimento, potencialidades, habilidade, talentos e propiciar sua formação cidadã.
6.2 Oferecer atividades de treinamento do evangelho, capacitação profissional, trabalho direto com os portadores de deficiência, conscientização dos jovens e as crianças, comprometendo-os a ações na família e na comunidade, na proteção e no desenvolvimento de crianças, e jovens e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

7.)  Identificação das atividades a desenvolver neste projeto.
7.1  Portadores de deficiência física
- Incentivar as atividades da Fenador, estudos bíblicos, alfabetização, artesanato, informática, língua inglesa, lanche aos sábados, sexta básica uma vez por mês.
Crianças
- Ensino da Palavra de Deus, reforço escolar, ocupação aos tempos livres, recreação com vários divertimentos, aulas de educação cívica- buscando mudanças de comportamento, higiene e cuidados com o corpo, e outros, com as necessidades básicas, oferecer roupas novas ou usadas, lanches e brindes.



Jovens
Treiná-los na Palavra de Deus, fundamentalmente no que concerne a missão integral, estudos bíblicos, atividades criativas, palestras e discussões sobre questões de cidadania (Educação Cívica) ex: teatro, coros e participação em atividades com crianças.

8.  Necessidades
8.1.Construção de 2 salas para atividades e aulas para os portadores de deficiência e para as crianças, de 2 banheiros e 1 escritório. A Associação Fenador tem o terreno disponível, mas ainda faltam essas construções.
8.2. Meio de transporte. As distâncias em Luanda são extensas, e transporte usando carros de aluguel fica bem caro, assim para o deslocamento do Pr. Zeca à Fenador, e de outros portadores de deficiência para o quintal onde realizam estudos bíblicos é necessário esse meio de transporte. Pensamos na aquisição de um Hiasse, tipo van.

9. Orçamento mensal provisório:
9.1.1 Lanches – para oferecer às crianças e aos portadores de deficiência física - 200,00
9.1.2 Cestas básicas para os portadores de deficiência física - 500,00
9.1.3 Deslocamentos mínimos necessários enquanto não há carro - 300,00
Total mensal - 1.000,00

9.2. Orçamento Necessidades especiais
 9.2.1. -  2 salas, 1 escritório e 2 banheiros
               a ser construídos no projeto Fenador                   10.000,00
 9.2.2. - Carro tipo Van, Hiasse, disponível em Angola     15.000,00 



10.   Como você pode se envolver
Orando: Precisamos muito das orações intercessórias pelo projeto.
Indo: Você poderá nos visitar em Angola, ajudando-nos no projeto e em muitas outras áreas através dos dons que
Deus lhe deu.
Contribuindo: Financeiramente, para que os desafios sejam superados, equipamentos sejam comprados e essa realidade seja transformada pelo amor.

Ajude a transformar essa realidade.
“Ele ergue do pó o desviado e do monturo o necessitado.” (Sl 113:7)

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 428-6
Conta Poupança: 59921-2 Variação 51

Maiores informações:

Pr. Zeca Yegi
Tim Rio 21-92066236 / Tim Viçosa/MG 31-93797641.
Luanda: Pr. Zeca 244 924 209290
                          244 914 265808
Irmã Alice 244 923 768872

Missionários Alberto e Hipátia
Telefones: (21)9987 2216/9192 3009/3016 2527

Missionária Tonica
Tel.: (31)3891 3030/9286 3068 (Tim)
CEM – Caixa Postal 5336.570.000 – Viçosa, MG

“O tempo da colheita é sempre o agora, constantemente presente.” (Billy Graham)

Amados irmãos, a palavra de Deus nos alerta que precisamos clamar ao Deus da seara para que envie trabalhadores. Deus os tem enviado, mas o que temos feito para apoiá-los?
Oswald Smith disse algo que nos serve de despertamento: “_ Se Deus quer a evangelização do mundo, mas te recusas a sustentar missões, então te opões à vontade de Deus. Deves ir, ou enviares um substituto”.

Lenilsen Nascimento


2 comentários:

  1. Paz em Cristo Jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentario blz até logo valeuuuuu...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Felipe! Que Deus o abençoe plenamente e que sempre encontres neste espaço uma palavra d'Ele para sua vida.

    P.S.: Visitei seu blog, comentei e estou seguindo. Continue declarando que só existe vida eterna com Jesus, este é o nosso chamado. Graça e paz meu querido!

    ResponderExcluir