sábado, 27 de agosto de 2011

A fé chega... Quando as nossas forças se vão.


Há tempos tenho sentido desejo de falar sobre fé. Mas... Tudo tem um tempo determinado e um propósito. Eu creio. Antes da última postagem esta palavra já me inquietava... Hoje estou aqui. Várias coisas na mente, três páginas de esboço e um coração cheio de temor e gratidão a Deus por esta oportunidade.
A mensagem de hoje está baseada no *evangelho de João. Esta passagem nos coloca a par de um milagre que Jesus realizou na família de Marta e na vida de várias pessoas que se faziam presente naquele lugar no momento da ressurreição de Lázaro. Interessante nesta passagem é que João nos afirma que Jesus amava essa família, eles eram seus amigos! Ele recebe a notícia de que Lázaro adoecera, mesmo assim continua onde estava por mais dois dias, e quando Jesus chega... Já havia se passado quatro dias do sepultamento.
Marta pensou... ACABOU.
Então Jesus mostra àquela família tão amada e a todos os que ali estavam, que n’Ele está a ressurreição e a vida e aquele que crê NUNCA morrerá. Mas Marta, atribulada com toda aquela demora do Mestre, fica confusa quando Ele ordena que tirem a pedra, então diz: _ Senhor, já cheira mal! E Jesus diz a ela: _ Não te hei dito que, se creres verás a glória de Deus?
Jesus deixa claro neste episódio que algumas coisas acontecem em nossas vidas com a sua permissão, e isso porque quer nos ensinar algo muito mais profundo. Neste relato O vemos ensinando seus discípulos sobre ressurreição e vida eterna, trabalhando na vida de Marta com relação a sua ansiedade extrema, chorando com Maria deixando-a ver que Ele se importa com seus problemas, ensinando que aquilo que nos é possível Ele não faz por nós (ordena que tirem a pedra e as ataduras) e também que, por mais que o tempo passe, por mais que cheire mal, por mais que as pessoas falem, por mais que satanás diga que não... Quando reconhecemos que fizemos o que nos era possível, tiramos as pedras e as ataduras, colocamos a nossa fé em ação e descansamos em seu amor... Ele vem e faz o milagre. Aleluia!
Amados(as), a fé só se torna uma certeza em nossa vida quando estamos preparados para perceber nossas limitações, para entender que a hora de Deus agir chegou e que Ele quer que confiemos em sua bondade, em seu amor por nós... Porque Ele é a nossa provisão, tudo o que temos e somos vem do Senhor.
Sabe, quando não temos mais o cuidado de estar vigiando nossas ações, perdemos a nossa intimidade com Deus. Precisamos ter o cuidado de não roubar a nós mesmos naquilo que Deus tem preparado para nossa vida. Deus tem o melhor para nossa vida, mas muitas vezes não recebemos porque sabotamos a nós mesmos. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41) “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 04:07)
Jesus sabe do que precisamos e intercede ao Pai por nós, faz isso porque esteve aqui e sofreu as pressões deste mundo. “Pai, não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:15-17)
Penso que a palavra de Deus precisa nos provocar, mexer conosco e trazer mudança para nossa vida. Quando lemos esta palavra e ela não tem efeito em nós algo está errado. Jesus disse: “_ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele corta e lança fora; e todo que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:01 a 05)
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 04:12)
Entendo que, quando o nosso ego alimenta constantemente a nossa alma, e o nosso espírito não é alimentado pela palavra de Deus e pela presença do Espírito Santo, corremos um sério risco e a queda espiritual é certa. É preciso que coloquemos a nossa alma em constante submissão a vontade do Espírito Santo, porque só assim vamos estar em sintonia com Deus e viver tudo o que tem preparado para nós.
A maioria das nossas dificuldades gira em torno da nossa desobediência e falta de fé, há uma passagem interessante em Deuteronômio 28 que começa assim: “_ SE ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão... SE ouvires a voz do Senhor teu Deus...”.
Só conseguiremos viver tudo isso se formos obedientes e tivermos .
Queridos(as), não sabemos do nosso futuro, então não vamos nos preocupar com algo que só Deus sabe. Ele nos ensina a não andar ansiosos, nos inquietando quanto ao dia de amanhã, pois basta a cada dia o seu mal. O Senhor nos pede que confiemos n’Ele, pois sabe de tudo o que precisamos. Não vamos esperar chegar ao limite das nossas forças, quando fica difícil até para raciocinar e acabamos atropelando tudo.  Agindo como Moisés, quando Deus mandou que reunisse o povo, pegasse a vara e falasse à rocha e ela daria água, mas Moisés, que já estava descontrolado com toda rebeldia do povo, pega a vara e fere a rocha duas vezes. (Números 20)
O Senhor, o nosso Deus nos toma pela mão e nos diz: _Não temas que eu te ajudo. Não temas.
            
Amigo(a), caso esteja passando por alguma dificuldade, experimente falar com o Senhor e colocar TUDO em suas mãos. Deus sempre recupera o irrecuperável aos nossos olhos. NÃO ACABOU.
Vamos colocar a nossa fé em ação, viver o que Deus preparou para nós HOJE e crer na sua providência para amanhã.
Amados, com Deus o nosso presente e futuro sempre estará em segurança.

E não esqueçamos que:
“Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lamentações 03:26)

Lenilsen Nascimento
                             
*Evangelho de João 11: 01 a 45


sábado, 13 de agosto de 2011

“Dia dos Pais!”




Oi pai!
Estamos hoje aqui
Para falar do seu dia
Mas antes de começar
A parabenizar...
Vamos analisar!
...
Como seu filho o vê...
... Ele se orgulha de você?
Talvez a essa pergunta
Não queiras logo responder
Mas pense só um pouquinho...
Ele o faz lembrar, você?
...
Quando em sua juventude
O seu pai quis ensinar
A ser uma pessoa de bem
Nos bons caminhos andar...
Assim como sempre ele fez!
Desde que eras criança...
Disso em sua memória
Sei que tens a lembrança!
...
Mas o que foi que fez?
Ouviu com muita atenção!
Ou como o filho pródigo*
Quis conhecer o “mundão”?
Hum!...
Mas não se perturbe com isso!
Porque às vezes acontece...
Mesmo nas “melhores famílias”
Alguns têm curiosidade
De ver o que fora de casa
O que é que se oferece.
Eu sei! Isso muito entristece!
Porque na infância o ensinou...
Mas com certeza um dia!
Lembrará com alegria
Sua falta sentirá...
E correndo pros seus braços
Ele então retornará!
...
Mas pai...
Se você com seu exemplo
Não mostrou o bom caminho...
Ignorou o seu filho
Não deu a ele carinho...
Então... Não podes cobrar
Do que NUNCA quis saber...
E agora eu pergunto:
_ Agindo você assim,
Seria então seu pai...
...Se ele pudesse escolher?
...
Ei!... Não perca sua esperança!
Se isso aconteceu...
Porque eu conheço alguém
Que mesmo agindo diferente
Sabe bem o que você sente.
Ele é O Grande Eu Sou
Criador de tudo aqui!
Veio ao mundo, se fez homem
Deu sua vida, deu seu sangue
Pra criação redimir...
...
Mas o que foi que o homem fez?
Virou o rosto, não quis saber!
Mas Ele está com os braços abertos
Para todos receber.
Peça a Ele pra curar
Toda mágoa e amargura
Que foi entrando em seu lar
E aos poucos se alojando...
Mas sei que Deus tem a cura!
Conte a Ele seus segredos!
Confia no seu agir.
Pois eu creio nesse Deus
Que pode nos redimir.
...
Ele unirá sua casa
Seus filhos o honrarão...
Quem confia no Senhor,
Tem carinho e proteção!
Vá, e não peques mais...
Sê bom pai e bom cristão!

“Feliz Dia dos Pais!”
Que o Pai de todos os pais, abençoe plenamente a sua vida.
Com muito carinho,
Lenilsen Nascimento


*Parábola do filho pródigo (Lucas 25: 11 em diante)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

“Cristão” homofóbico! E o amor?





“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria e não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 
(I coríntios 13)

Há tempos venho pensando sobre tudo o que tem estado em torno do tema “homofobia”. Este termo, segundo o dicionário Michaelis, significa: 1 - Preconceito contra os homossexuais. 2 - Ódio aos homossexuais, muitas vezes levando à violência física. A palavra fobia tem por significado o “medo”, na palavra de Deus encontramos a seguinte afirmação: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”
(I João 04: 18)

Quem conhece Jesus, sabe que Ele é Amor e que nos deixou grandes exemplos para serem seguidos. Assusta-me pensar que um “cristão” possa se declarar homofóbico ou agir de tal forma que nem precise declarar com palavras. Existe um fato do qual muitos se esquecem, essas pessoas com as quais estes confrontos tem acontecido, tem famílias que as amam e muitos destes familiares são servos do Senhor que oram e lutam contra as trevas pela libertação dos seus queridos.
O que aprendo com Jesus quando estudo sobre suas ações enquanto esteve aqui, como homem, é que Ele NUNCA fez acepção de pessoas, ao contrário disso Ele sempre mostrava que o melhor meio de acabar com as diferenças é amando o próximo.
Jesus nos mandou amar o nosso próximo como amamos a nós mesmos e amar a Deus sobre todas as coisas. E completa, se não amamos a quem vemos, como podemos dizer que amamos a Deus que não vemos.
Aqui estão alguns dos exemplos de Jesus:
No evangelho de João capítulo 04, encontramos Jesus em um diálogo com uma mulher samaritana, a bíblia nos relata que os judeus não falavam com os samaritanos e aquela mulher é surpreendida por Jesus que lhe pede água para beber.  Ele sabia quem ela era, a mulher já havia tido cinco maridos e o atual não era marido dela, mesmo assim Jesus está ali e pelo fato de não julgá-la ela reconhece que Ele é o Cristo do qual havia ouvido falar e o amor de Jesus invade o seu coração de tal forma que sai para anunciar  pela cidade que Jesus estava ali e naquele dia muitos samaritanos creram n’Ele por intermédio daquela mulher.
Capítulo 08 de João, vemos Jesus diante de uma mulher pega no ato do adultério, a lei dizia que ela tinha que ser apedrejada, mas Ele diz para a multidão: “_ Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra.” Todos se retiram dali e Ele fica a sós com ela e diz: “_ Vá e abandone sua vida de pecado”.
Em Lucas capítulo 19, temos Zaqueu, este homem queria conhecer Jesus, mas multidão o impedia (ele era de baixa estatura), então subiu em uma árvore e Jesus ao passar chama por ele e diz que quer pousar em sua casa, Zaqueu era um cobrador de impostos que usava da sua função para extorquir o povo, mas quando conhece Jesus ele muda o rumo da sua vida, e Jesus declara: “_ Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".
Marcos no capítulo 05, fala de um homem que era atormentado por demônios, ninguém na cidade podia com ele, o mesmo vivia nu e imundo pelas sepulturas e colinas a cortar-se com cacos, mas ao encontrar com Jesus foi liberto daquela legião de demônios, Jesus manda que ele vá para casa e fale para sua família sobre seus feitos, mas o homem foi muito mais além, anunciou em toda cidade o milagre que Jesus realizara em sua vida.
O evangelho de Lucas capítulo 07, relata Jesus em duas situações, pelas quais foi criticado, a primeira foi por entrar na casa de um fariseu e assentar-se a mesa com ele e a segunda foi permitir que uma mulher “pecadora”, beijasse seus pés e ungisse com óleo perfumado. Jesus passa um sermão nos seus críticos e perdoa os pecados daquela mulher dizendo que através da fé, ela havia alcançado a salvação.
Irmãos, o quanto estamos preparados como servos de Deus que tem por missão cumprir o IDE de Jesus para receber todo tipo de pessoa na igreja, nas ruas, em nosso local de trabalho? Estamos preparados para lidar com os adúlteros, com os que se prostituem, com os ladrões, com os homossexuais, com os viciados em drogas, sexo e outras coisas mais?  Você já se perguntou como agiria se uma pessoa, com as características acima, sentasse ao seu lado na igreja, aceitasse Jesus e depois dependesse de você para continuar a sua caminhada cristã? Se o seu filho ou filha, irmão ou irmã a quem você tanto ama, dissesse que está namorando alguém do mesmo sexo, o que faria?
Bem! Depois de observar as atitudes de Jesus confesso que me preocupa o comportamento de muitos “líderes religiosos” em relação a este caso, incitando o povo, usando-os como massa de manobra, batendo no peito se dizendo escandalizados e demonstrando um falso moralismo para alcançar seus próprios interesses, vejo “crentes” que já não sabem mais usar as redes sociais para falar de Jesus, um canal que Deus nos deu para chegar a lugares e pessoas dos quais jamais imaginamos.
Porque ao invés de todo esse alvoroço, não fazemos como fez a rainha Ester ao saber que Hamã queria acabar com todos os judeus que habitavam nos limites do reino de Assuero (Ester cap. 03). Ela pede que avisem ao seu primo Mordecai que junte todos os judeus para jejuarem três dias e três noites pela sua vida e que ela e suas acompanhantes fariam o mesmo, de modo que ao apresentar-se diante do rei ele pudesse recebê-la e não rejeita-la (Ester cap. 04). Este e muitos outros exemplos nos são apresentados na palavra de Deus mostrando que quando estamos diante de confrontos que exigem uma atitude de humildade e confiança em Deus somos atendidos e a sua justiça é feita. Do mesmo modo (orando e jejuando) Daniel e seus amigos confiaram no Senhor e foram livres das mãos de seus perseguidores...
É... Mas isso não dá ibope, não dá audiência, quem vai saber que estou orando? Jejuar, fazer vigílias, orar... Isso é comum nas igrejas! Precisamos ir para rua, gritar, aparecer...
Sabe, precisamos é ter fobia dos “falsos mestres” que são “enganadores”, “soberbos”,  “roubadores”, “imorais” e que se “prostituem”... É! Tem muita gente posando de “santo”, mas se prostituindo por fama, dinheiro e luxúria. Destes, temos que fugir!
Amados, o meu Jesus, o Jesus que eu conheço, NUNCA agiria assim, porque Ele é o bom Pastor que veio buscar a ovelha que se desgarrou aquela que saiu do caminho.  Ah! Quando Ele a encontra, pega com todo carinho, limpa suas feridas e coloca um bálsamo para aliviar a dor. Esse foi o exemplo que Jesus deixou... AMAR.
Voltando a falar do exemplo de Ester, Deus permitiu que ela fosse escolhida pelo rei porque tinha um propósito em sua vida, com a ajuda do seu primo, sabiamente ela compreendeu porque havia ido para o palácio de Assuero, Ester não era só um rosto bonito com um corpo atraente, ela era uma mulher obediente a Deus e por isso Ele respondeu as suas orações fazendo justiça em favor dos judeus e Hamã caiu em sua própria armadilha.
Nosso Deus continua o mesmo! Ele se importa conosco! Ele nos justifica! Amados a palavra de Deus diz que a nossa justiça precisa exceder a dos escribas e dos fariseus!
“Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". (Mateus 05:20)
Esses fariseus foram os mesmos que Jesus chamou de HIPÓCRITAS! "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.”
(Mateus 23:25)
Queridos irmãos, não podemos esquecer que “... não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 06:12)

É bom que lembremos também das palavras de Jesus sobre:

“O princípio das dores”.

“Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 24: 08 a 13)

Estamos preparados?

Que o Deus de amor e de toda graça nos dê sabedoria para entender os tempos em que vivemos à luz da sua palavra, de modo que sejamos agentes do seu amor, da sua bondade e da sua misericórdia enquanto aqui estivermos. Amém!

Lenilsen Nascimento


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

♥ Momento de Adoração ao Senhor ♥



“...ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! " Apocalipse 5:13


“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os da corsa, e me fará andar sobre as  alturas.” (Habacuque 03:17-19)


À ti meu Senhor e Rei, toda minha adoração, por tudo que representa para mim... És o amado da minha alma, minha segurança, meu auxílio, minha torre forte... (Lenilsen Nascimento)


                                                   

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Deus sabe!


Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.” (Apocalipse 03:08)

Pai querido, porque o Senhor me conhece, conhece meus caminhos, pensamentos e desejos do meu coração é que venho diante de ti nesta hora.
Deus, bem sei que os meus caminhos são por ti muito bem conhecidos, não só os meus caminhos, como também toda e qualquer ação que pratico, antes que me mova, que abra minha boca, que articule um só dos meus músculos, o Senhor já sabe totalmente o que vou dizer e que atitude vou tomar.  Mesmo quando erro, estás sempre ao meu redor e a tua poderosa mão constantemente sobre minha cabeça e tudo isso Paizinho, é excepcionalmente muito mais do que posso compreender, minha humanidade não permite que alcance nível tão elevado.
Mesmo que quisesse, meu Pai, nunca poderia me esconder e nem fugir da tua presença, o teu Espírito está constantemente sondando a minha alma. Poderia subir as montanhas mais altas, descer às sepulturas, elevar-me aos céus... Mesmo nestes lugares me encontrarias, guiarias e sustentarias com as tuas mãos. Nas trevas da noite não poderia me esconder, porque tu és a luz e para ti a escuridão não existe.
Quando minha mãe pensava em meu nascimento, o Senhor já me chamava pelo nome, por que tal como exímio tecelão, ia entrelaçando todas as células que fariam de mim um ser a tua imagem e semelhança. Eu o louvo, admiro, adoro e fico extasiada com tudo isso, porque é tudo muito especial, tuas obras são de uma beleza inigualável, essa é uma certeza que tenho no meu coração, não há nada que se compare aos teus grandes feitos meu Pai... Afinal, eu era ainda um embrião, uma “coisinha” tão mínima, mas mesmo assim o Senhor determinou os meus dias aqui neste mundo, fez um relatório completo da minha vida e escreveu tudo no teu livro.
Os teus pensamentos a meu respeito são de paz, amor, alegria, vida eterna... Deus!! Eu não consigo sequer contá-los! Eles são muito valiosos para mim e grandes, de tal modo, que quando começo a pensar não consigo avaliar tamanho amor e dedicação a um ser tão pequeno e falível. Nunca vou conseguir mensurar o que sentes por mim.
Sabe Pai, quando alguém fala de ti de forma maldosa, rebela-se sem ter conhecimento de quem o Senhor realmente é, e vem com revoltas e afrontas contra tudo o que representa... Deus minha alma entra em grande tristeza... Afasta tais pessoas que assim procedem dos meus caminhos.
Reconheço, ó Deus, as minhas imperfeições, por isso eu imploro que venha nesta hora sondar o meu coração, por a prova a minha conduta, vasculhar toda minha alma e se houver em mim alguma coisa que ofenda o teu caráter, como Senhor e Deus da minha vida que é, corrige-me, por que para mim é melhor sofrer com a tua correção do que sentir-me abandonada pela falta de cuidado. Pois bem sei que só corriges a quem amas.
E depois Paizinho, ainda segurando bem firme à minha mão e com todo amor que sei que tens por mim, leva-me ao caminho que conduz à eternidade contigo.

Deus, estar contigo é tudo que mais anseio nesta vida.

Lenilsen Nascimento (Mensagem baseada no Salmo 139)