sábado, 8 de outubro de 2011

O que governa sua vida?


Acredito que todo ser humano tenha em sua vida algo que lhe é precioso. Para uns pode ser a família, para outros o trabalho, os amigos, o futebol, o carro, os imóveis, enfim, cada pessoa atribui valores as “coisas” que mais lhe importam.
Então pergunto novamente: “O que governa sua vida?” O dinheiro, o trabalho... Você sabe para qual propósito foi criado? Você está preparado para a eternidade? É isso mesmo, vida eterna! Não acredita!? Pense bem heim!
Jesus contou uma parábola da qual eu gosto muito, pois traz uma reflexão bastante importante, ela se encontra no evangelho de Lucas cap. 12: 16-21 -  “Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
Analisando mais profundamente, vemos que não são somente os bens materiais que, não raramente, nos governam, este homem tinha sentimentos que perturbavam sua alma, por exemplo, a ganância, o medo de não ter provisão para o dia seguinte! Muitas vezes, como este homem, somos governados por sentimentos que nos matam aos poucos como o ódio, a inveja, o medo, a culpa, a soberba, o materialismo, e muitos outros. A palavra de Deus nos diz que: “O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.” (Jó 5:2)
O rei Salomão em toda sua sabedoria, diante de tudo que tinha observado em sua vida e apesar de toda riqueza que Deus lhe dera, disse: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.” (Prov. 16:18-20) “É melhor um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.” (Prov. 17:1) Salomão tinha tudo o que o dinheiro podia comprar, mesmo assim ele fez observações importantes sobre onde o amor ao dinheiro pode levar o ser humano e como tudo aqui é passageiro,  vaidade e aflição de espírito.
Então, o que governa sua vida? Para que propósito foi criado? E quanto a eternidade?
Aprendo na palavra de Deus que fui criada para o louvor da glória d’Ele e que o Senhor me projetou à Sua imagem e semelhança. Não pertenço a este mundo e nem as coisas deste mundo me pertencem, o Senhor é muito claro quando diz: “Minha é a terra e toda sua plenitude, o mundo e tudo o que nele habita”. E mesmo assim, sendo Senhor e dono de todas as coisas Ele nos ama e diz que somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido...
Amigos, entendamos que este mundo não é o nosso lar, tudo aqui é temporário, nossa vida é curta e frágil, só Deus é eterno e só Jesus pode nos garantir uma eternidade com o Pai, se escolhermos viver do nosso jeito, sem compromisso com o Senhor, seremos seus inimigos, pois Ele diz que a amizade com o mundo é inimizade para com Ele.
O que escolhermos para nos governar aqui trará consequências para toda a eternidade.

Oração...

“Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.” Amém! (Salmos 39:4-7)

Lenilsen Nascimento
  
Usadas as versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e a Nova Versão Internacional.



5 comentários:

  1. O que governa a sua vida? Um pergunta intrigante! Muitos nem saberiam respondê-la, ou responderiam com a música do Zeca Pagodinho "Deixa a vida me levar, vida leva eu".
    Deixemos Cristo governar nossas vidas, pois ele guarda a nossa entrada e a nossa saída, ele guarda a nossa alma.
    Que este texto possa produzir essa sábia decisão em muitas vidas, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21

    bom seria que todo o nosso tesouro estivesse sempre conosco! as vezes somos fúteis e nos permitimos ser levados pelas circunstancias!

    Deus continue te inspirando!

    ResponderExcluir
  3. Bem verdade Lenilsen...
    Às vezes esquecemos que se buscamos o Reino de Deus Ele deve reinar em nós, e não nós mesmos ou outras coisas..
    Essa semana Deus falou bastante comigo sobre isso.. estava deixando minhas tarefas me governarem.. e perdemos tanto com isso!
    Mas Deus é fiel, e trabalha em todo o tempo em nossos corações. Ele nos poda para que possamos dar frutos!
    Que nada mais, além do Senhor, governe nossa vida! Amém!
    Abraço..

    ResponderExcluir
  4. "Amigos, entendamos que este mundo não é o nosso lar, tudo aqui é temporário, nossa vida é curta e frágil, só Deus é eterno..."

    É por isso, Lenilsen, que coloquei o governo da minha vida nas mãos de Deus.
    Só Ele tem as palavras de vida eterna.
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns irmã, pela classificação no TOP 100!! Meu blog tb foi classificado, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir